UFOP

 
GRADUAÇÃO

  • Administração Pública
Perfil do profissional

O curso de Administração: pública enseja condições para que o bacharel em administração pública esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção social e de seu gerenciamento.
Enseja que o egresso saiba assimilar continuadamente novas informações, apresentando flexibilidade intelectual e capacidade de dirigir.



Objetivos Gerais do Curso

  • Preparar profissionais com capacidade para atuar na direção e gerenciamento de organizações, especialmente públicas, empregando instrumentos atualizados de gestão.
  • Melhorar a qualidade da oferta de serviços públicos, tornando mais efetiva a administração pública.
  • Qualificar recursos humanos a agir eticamente, dentro de uma visão sistêmica e humanista.
  • Formar competências inovadoras e empreendedoras que contribuam para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.


Objetivos Específicos do Curso

  • Capacitar e qualificar alunos nas respectivas áreas de atuação da administração pública, introduzindo modificações nos processos produtivos de que participam.
  • Oportunizar ao aluno conhecimentos em direção organizacional, preparando-os a conduzir processos administrativos e/ou gerenciais.
  • Desenvolver novos conceitos de gestão pública e habilidades para o emprego de tecnologias e ferramentas gerenciais.
  • Desenvolver habilidades na criação, formulação, controle e execução de políticas públicas.
  • Capacitar cidadãos a implantar programas específicos voltados para a mudança da cultura das organizações, intentando passar de uma cultura de acomodação para uma cultura de desafios e exercício da criatividade.
  • Capacitar servidores e cidadãos a agir como disseminadores de idéias e conceitos para gerar mudanças culturais no setor público.


Formas de Avaliação e Ingresso

A cada disciplina corresponderá atividades específicas e provas cujos critérios serão previamente divulgados. Haverá encontros presenciais nas cidades-pólo, preferencialmente aos sábados. A aprovação em cada disciplina, bem como na Monografia de final de Curso acontecerá com nota igual ou superior a seis (6.0), numa escala de zero (0) a 10,0 (dez).
O ingresso no curso é realizado através de processo seletivo próprio divulgado periodicamente pelo CEAD e Pró-Reitoria de Graduação da UFOP (www.ufop.br), telefones 31 3559 1355 e 3559 1351(Processos Seltivos/ Vestibular)

Endereços e Contatos


Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos diretamente na UFOP, Centro de Educação Aberta e à Distância, Campus Morro do Cruzeiro, Ouro Preto, 31 3559 1460/1355. Também nas Prefeituras participantes do Programa (acima citadas) se pode obter informações.

Coordenador do Curso: Prof. Jaime Antônio Sardi
Secretaria da UAB: secretaria.uab@cead.ufop.br

  •  Pedagogia 
Perfil do profissional
Espera-se que o profissional egresso do curso de Pedagogia esteja capacitado a compreender as relações individuais e coletivas nas manifestações e necessidades sociais, políticas, físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos futuros cidadãos, educandos em formação.

Enseja-se que esse profissional da educação, saiba assimilar e continuadamente buscar e se responsabilizar por seu processo de aprendizagem, como sujeito ativo e participante da rede de conhecimentos estabelecida, apresentando flexibilidade intelectual e potencial para evoluir e se desenvolver para além do curso.





Objetivos do Curso Geral:

Formação e profissionalização do educador, visando à apropriação de competências e conhecimentos necessários ao exercício da ação docente; ao desenvolvimento de atitudes de reflexão e análise da atuação pedagógica, ao desenvolvimento de valores para bem atuar na sociedade como agente de transformação, em busca de uma sociedade mais justa, a partir da identificação e análise das dimensões sóciopolítico e culturais de seu meio.



Específicos:

O desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem do curso de Pedagogia objetiva ainda:

·         Ampliar a reflexão quanto ao fazer pedagógico e suas implicações na realidade social;

·         Estimular o domínio dos conteúdos disciplinares relativos à docência das diferentes áreas que integram o currículo, bem como das respectivas metodologias, recursos e meios visando o preparo de ambientes de aprendizagem e a condução de situações educativas;

·         Possibilitar a compreensão dos fundamentos epistemológicos das teorias que sustentam as propostas pedagógicas para a educação;

·         Promover uma postura científica ativa, criativa e reflexiva diante de problemas da educação e especificamente da docência;

·         Capacitar para a atuação no planejamento, organização e gestão do Sistema de Ensino para os quais estão sendo formados nas esferas administrativa e pedagógica, com competência técnico-científica, e ética visando à democratização das relações sociais na comunidade escolar e fora dela;

·     Contribuir para ações concernentes ao desenvolvimento do projeto pedagógico da instituição onde atua, de modo a desenvolver suas atividades pedagógicas em consonância com as atividades coletivas, de forma interdisciplinar e de interlocução com os diversos campos do saber e da cultura;

·     Estimular a participação em movimentos socioculturais da comunidade, em geral, e de sua categoria profissional, em particular, exercendo liderança e assumindo compromisso com a transformação social de seu meio.

Endereços e Contatos
Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos diretamente na UFOP, Centro de Educação Aberta e à Distância, Campus Morro do Cruzeiro, Ouro Preto, (31) 3559-1460/1355.

Podem-se obter informações nas Prefeituras parceiras do curso onde se localizam os pólos (citados inicialmente) ou diretamente no PAPs do Curso de Pedagogia.


Coordenador do Curso: Prof. Milton Rosa
Secretaria da UAB: secretaria.uab@cead.ufop.br
  •  Matemática

Perfil do profissional
Espera-se que o professor formado esteja capacitado para: expressar-se oralmente e por escrito com clareza e precisão; trabalhar em equipes multidisciplinares; compreender, criticar e utilizar novas idéias e tecnologias para a resolução de problemas; utilizar a prática profissional também como fonte de produção de conhecimento; identificar, formular e resolver problemas na sua área de atuação, utilizando o rigor lógico-científico na análise da situação-problema; estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento; participar de programas de formação continuada; realizar estudos de pós-graduação e trabalhar na interface da Matemática com outros campos do saber. Espera-se ainda que o profissional tenha a percepção correta do papel social do educador, que sua ação possibilite a transformação do meio social da escola e que seja capaz de socializar o conhecimento matemático e utilizá-lo na formação dos indivíduos para o exercício da cidadania.
 

Objetivos do Curso
Promover a qualificação de profissionais para:
  • exercer atividades de ensino relativas às áreas que integram o currículo do Ensino Médio e das séries finais do Ensino Fundamental, desenvolvendo reflexão quanto ao fazer pedagógico e suas implicações na realidade social;
  • obter uma formação teórico-prática na área de Matemática suficiente para atuar de forma crítica em diversos campos de atividade educacional;
  • dominar os conteúdos disciplinares relativos à docência das diferentes áreas que integram os currículos da Escola Básica bem como as suas respectivas metodologias, recursos e meios, visando ao preparo de ambientes de aprendizagem e à condução de situações educativas;
  • compreender os fundamentos epistemológicos das teorias que sustentam as propostas pedagógicas para a Escola Básica;
  • demonstrar postura científica ativa, criativa e reflexiva diante de problemas da educação e especificamente da docência na Educação Básica;
  • atuar no planejamento, organização e gestão dos Sistemas de Ensino Fundamental e Médio e nas esferas administrativa e pedagógica com competência técnico-científica e ética e democratização das relações sociais na comunidade escolar e fora dela;
  • contribuir com o desenvolvimento do projeto pedagógico da instituição onde atua, desenvolvendo atividades pedagógicas em consonância com as atividades coletivas, de forma interdisciplinar e de interlocução com os diversos campos do saber e da cultura;
  • participar de movimentos socio-culturais da comunidade, em geral, e de sua categoria profissional, em particular, exercendo liderança e assumindo compromisso com a transformação social do seu meio.
Endereços e Contatos
Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos diretamente na UFOP, Centro de Educação Aberta e à Distância, Campus Morro do Cruzeiro, Ouro Preto, (31) 3559-1460/1355.
Podem-se obter informações nas Prefeituras parceiras do curso onde se localizam os pólos (citados inicialmente) ou diretamente no PAPs do Curso de Matemática.

Coordenador do Curso: Prof. Jorge L. Costa
 Secretaria da UABsecretaria.uab@cead.ufop.br


PÓS GRADUAÇÃO

  • Práticas Pedagógicas 


Objetivos do Curso
O curso tem como objetivo ampliar as perspectivas de atuação docente e dar continuidade à formação profissional, proporcionando reflexões críticas sobre a prática pedagógica e o processo educativo.

Endereços e Contatos
Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos diretamente na UFOP, Centro de Educação Aberta e à Distância, Campus Morro do Cruzeiro, Ouro Preto, (31) 3559-1945/1945 ou (31) 3559-1355/1355.
Pode-se obter informações nas Prefeituras parceiras do curso onde se localizam os pólos ou diretamente no PAPs do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas.
Secretaria da UAB - secretaria.uab@cead.ufop.br

  • Mídias na Educação 
 
Perfil do profissional
Professores da educação básica da rede pública de ensino.

Objetivos do Curso
Contribuir para a formação continuada de profissionais em Educação, em especial professores da Educação Básica, incluindo aqueles de Educação de Jovens e Adultos, de Educação Especial e de Educação Profissional, para o uso dos recursos tecnológicos no cotidiano da escola, de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem. 

Endereços e Contatos


Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos diretamente na UFOP, Centro de Educação Aberta e à Distância, Campus Morro do Cruzeiro, Ouro Preto, (31) 3559-1945/1945 ou (31) 3559-1355/1355.

Podem-se ainda, obter informações nas Prefeituras parceiras do curso e/ou nos pólos de apoio presenciais ao curso.


Coordenadora do curso: Profa. Dra. Adriana Maria Tonini
Secretaria da UAB: secretaria.uab@cead.ufop.br
Endereço Skype: midiasnaeducacao1


EXTENSÃO
  •  Mídias na Educação 


OUTROS

  • Escolas Sustentáveis
Apresentação
O curso de aperfeiçoamento Educação Ambiental Escolas Sustentáveis e Com-Vida propõe a formação de multiplicadores, em escolas de educação básica da rede pública, para a temática da sustentabilidade humana e ambiental, com carga horária de 90 h, distribuídas em 3 módulos, na modalidade a distância (EAD), por meio do sistema da Universidade Aberta do Brasil. Tem por objetivo formar coletivos comunitários habilitados para transformar a escola em espaço educador sustentável a partir da articulação entre currículo, gestão e espaço construído.


A proposta encontra-se em consonância com o Programa Nacional de Mudança do Clima (PNMC) e sua concepção e produção do material didático distribuída proporcionalmente entre as IESs: Universidade Federal do Mato Grosso (módulo 1), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (módulo 2) e Universidade Federal de Ouro Preto (módulo 3).  É coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) / MEC.

São oferecidas 1000 vagas nos pólos:
Araguari-MG, Rio de Janeiro-RJ, Conceição do Araguaia-PA, Confins-MG, Coromandel-MG, Duque de Caxias-RJ, Euclides da Cunha-BA, Ipatinga-MG, Lagamar-MG, Lagoa Santa-MG, Macapá-AP, Marabá-PA, Ouro Preto-MG, Petrópolis-RJ, Rio Branco-AC, Salvador-BA, Santana-AP e Sete Lagoas-MG.

Equipe
Equipe envolvida neste curso AQUI

Endereços e Contatos

Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos diretamente na UFOP, Centro de Educação Aberta e à Distância, Campus Morro do Cruzeiro, Ouro Preto.  Também nos Pólos participantes do Programa.
Coordenação do Curso: Professora Dulce Maria Pereira.
e-mail: escolassustentaveis@cead.ufop.br
Pólos UAB - Telefone e Endereços